h1

que fazemos nós lisboa

Agosto 24, 2007

Encontrei os meus recentes dias de inércia, às vezes penosa, às vezes suportável, raras vezes maviosa, retratados nas palavras do poeta O’Neill. «Que fazemos nós, Lisboa, os dois aqui na terra em que nascemos e eu nasci». Os últimos tempos passados na capital – onde, para bem da verdade, devo admitir que não nasci – têm-me ofertado um travo agridoce às vezes difícil.

Entre incertezas profissionais, miradouros sobre o tejo, telefonemas que não chegam, paixões desenfreadas, trabalhos adiados, pequenas celebrações casuais, torpor desocupado e passeios incertos, esta Lisboa tem-se-me mostrado uma montanha russa. Boa para a vida anárquica, como gosto. Menos sã para a saúde financeira e para as vontades de trabalho, que tanto me fazem falta.

Percorro as folhas do caderno e encontro uns riscos a lápis, escritos de há uns dias, aí numa qualquer mesa de café da Baixa. «Com 22 anos [agora já 23], gosto de me perguntar à noite e em silêncio: que queres ser quando fores grande? Depois lembro-me que grande já sou e que espelhos não mentem. Aos 22 anos [agora já 23], nunca tive tantas dúvidas, nunca levantei tantas e tantas vezes a cabeça da almofada sem saber que vou fazer; pior, sem saber que quero fazer.»

No quarto o sol já rareia e das colunas sai Maria Rita. Apercebo-me que voltei ao post-desabafo, coisa inédita nos últimos tempos. Mas que se dane, é como (quase) sempre: deixar os dedos correr no teclado que já não olho e ver que sai. Hoje saiu assim.

E eu nunca desejei tanto um telefonema que não chega como neste final de tarde soalheiro.

3 comentários

  1. Este post-desabafo fez-me lembrar aquela música dos white stripes:«i’m waiting for my door bell, when it gonna ring, when it gonna ring…»
    No teu caso, é o telefone, mas acredito que a ansiedade seja a mesma.
    Abraço apertadinho*


  2. bom receber esse abraço, lila**


  3. essa letra (e essa ortografia) não é bem assim, pá… mas o sentido não se perde. 😉



Deixe uma Resposta

