h1

free jazz?

Agosto 11, 2007

quartet.jpgAquilo que ontem o Quartet Noir apresentou nos jardins da Gulbenkian é, ao que parece, free jazz. Para mim é free nothing.

Lê-se assim na página da fundação lisboeta, acerca do concerto da noite passada: «improvisação não é toda igual. Há, por exemplo, graus de liberdade e latitudes de escolha, disponíveis em qualquer contexto musical – desde uma programação de acordes de blues a uma exibição espontânea de free-jazz -, que influenciam, para não dizer determinam, o que está a ser tocado, e o que isso significa tanto para quem toca como para quem ouve. Estas influências são, por vezes, musicais, e, por vezes, filosóficas».

Desculpe? Do que é que está a falar? Gosto muito de percussão, simpatizo com o contrabaixo, adoro o saxofone e o clarinete e amo o piano. Mas ontem o que vi foi um grupo de quatro músicos improvisar (?!) até à exaustão, ao ponto de arruinar instrumentos, roçar o ridículo, fazer um chinfrim desgarrado, assustar a passarada, irritar o arvoredo e fazer rir a plateia com coisas que nem sei dizer.

Depois, para que a revolta fosse ainda maior, vejo um público numeroso – certamente na sua maioria convidado, que poucos pagariam se soubessem ao que iam – dizia, vejo um público erguer-se e aplaudir de pé no final do concerto, enquanto os quatro executantes de meia-idade, indiscutivelmente simpáticos e bem dispostos, esvoaçavam pelo palco.

Pergunto-me: é genuinamente possível gostar daquele free jazz ou, no momento, estava apenas rodeado de uma pândega de intelectuais sedentos de júbilo perante uma qualquer vanguarda e alheios a critérios de qualidade? Na verdade não sei a resposta e tenho pena. Sei, porém, que aquilo que ouvi ontem não me agrada nem um pouco. E escrevo-o enquanto ouço a fabulosa The Gold Colection (2002), do mestre Ray Charles.
Desculpe, música? Sim, agora sim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: