h1

da mentira e do amor cão

Março 27, 2007

Duas passagens de A Queda, de Camus. Duas delícias literárias de uma simplicidade que dói.

«Que importa, no fim de contas? As mentiras não conduzem finalmente à via da verdade? E as minhas histórias, verdadeiras ou falsas, não tenderão todas para o mesmo fim, não terão o mesmo sentido? Que importa, então, que sejam verdadeiras ou falsas se, nos dois casos, elas são significativas do que fui e do que sou? Vê-se mais claro, por vezes, naquele que mente que no que fala verdade. A verdade cega, como a luz. A mentira, pelo contrário, é um belo crepúsculo que põe cada objecto em realce. Enfim, entenda como quiser, mas eu fui nomeado papa num campo de concentração.»

«Um cão perdera-se no labirinto. Grande, de pêlo ralo, de orelha caída, olhos vivos, pulava e farejava as canelas que passavam. Gosto dos cães com uma muito velha e fiel ternura. Gosto deles porque perdoam sempre. Chamei por este, que hesitou, visivelmente conquistado, agitando a cauda com entusiasmo, alguns metros à minha frente. Neste momento um jovem soldado alemão que caminhava alegremente ultrapassou-me. Ao chegar junto do cão, afagou-lhe a cabeça. Sem hesitar, o animal segui-lhe o passo, com o mesmo entusiasmo, e desapareceu com ele.»

4 comentários

  1. eu tenho a minha edição da Queda quase toda sublinhada 😉


  2. o comentário anterior foi meu, só que estava registada com outro blog 😀


  3. oh eduarda, orienta-te pá 😉
    estou a gostar d’A Queda. quase quase a acabar.
    beijinhos


  4. Gostei e achei muito interessante, goste de seu blog sempre com algo muito legal…

    Xeru, Tamma.
    ps: também tenho um flog se quizer dar uma olhada

    http://www.fotolog. com/belatamma



Deixe uma Resposta

