h1

óscares – 1943

Fevereiro 1, 2007

oscar_statue.jpgNão com um compromisso diário – porque de difícil cumprimento – mas, sempre que possa, seguirei com uma nova rubrica: pequenos posts sobre os prémios anuais da Academia de Hollywood. Poderia remontar a 1927 (ano em que tudo começa) mas – primeiro devido ao meu total desconhecimento das obras que medravam nessa época e, segundo, porque é na década de 40 que os Óscares começam a atingir dimensão assinalável – pelos dois motivos enumerados encetarei o caminho em 1943, ano em que (terceiro e afectivo motivo) Casa Blanca recebeu a estatueta de melhor filme.

1943
Com o belicismo da II Guerra Mundial ao rubro, quase todas as estatuetas foram entregues a obras que, de um modo ou de outro, reflectiam sobre o conflito. Como já foi mencionado, o clássico Casablanca, de Michael Curtis, arrecadou o Óscar de melhor filme. Com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman nos principais papéis, a película versa sobre a espionagem durante a IIGM e valeu ainda a Curtis a estatueta de melhor realizador.

Paul Lucas (Watch on the Rhine, filme sobre a doutrinização nazi) foi considerado o melhor actor; o galardão de melhor actriz coube, por sua vez, a Jennifer Jones pelo seu desempenho em The Song of Bernadette.
This is the Army (música), Air Force (montagem) e Crash Dive (efeitos especiais) foram outras das películas laureadas.
A título de curiosidade, assinale-se ainda o enorme fascínio pela aviação (então em pujante desenvolvimento) e o modo como esse factor teve real valor nas escolhas feitas pela Academia.

*boa parte da informação aqui utilizada provém do livro A Vida dos Óscares, de Jorge Pelayo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: