h1

livros do mês (01/07)

Fevereiro 1, 2007

Da literatura, destaco neste primeiro mês do ano duas obras (curtas no número de páginas mas colossais em genialidade):

O Despir da Névoa, de José Manuel Mendes – impressionante na forma e no conteúdo; soberbo na técnica, aliando-a a um impressionante conhecimento da língua portuguesa (o dicionário foi-me necessário em várias ocasiões); livro maior que privilegia a palavra sem perder o equilíbrio necessário em qualquer narrativa.

O Nariz, de Nikolai Gogol – pequeno conto pejado de sátira social; paródia aos valores, à superficialidade e ao funcionamento das instituições; extremamente actual, apesar da sua escritura datar de 1836; belo e conciso, a fazer lembrar a frase (citada, naturalmente) que há meses ouvi da boca de um professor: «escrever é cortar palavras».

4 comentários

  1. O Nariz já li, há alguns anos atrás. Quanto aO Despir da Névoa, parece-me que alguém mo vai emprestar… 😉


  2. combinado 😉


  3. Eu tenho a dizer que “O Despir da Névoa” foi abandonado por mim sensivelmente a meio. Não por não gostar mas é um tipo de literatura que só me cai bem em determinados momentos. Espero um dia, voltar a pegar nele.

    Quanto a Gogol, soberbo! Ainda só li “Almas Mortas”. Tenho em casa: “taras bulba” e “a cidade do sossego”. ambos comprados por 1€ num alfarrabista de Braga 😉


  4. correcção: “tarass bulba” e não “taras bulba”



Deixe uma Resposta

