h1

(finalmente) a rascunhar

Janeiro 24, 2007

O Rascunho está de volta. Curado e a precisar de respirar. Com ele regressam notícias e críticas e brilhos nos olhos.
Umas quantas palavras sobre As Pequenas Memórias, de José Saramago, são a última semente que por lá larguei. Deixo-vos parte.

«Lembro-me da pobre casa de meu avô José. Do chão de terra que ali pisávamos e que levou anos a conhecer a cor do cimento. O gado que enchia o curral com a chegada dos primeiros ocasos e a espingarda de caçador inveterado à cabeceira. Eram as duas companhias daquele homem espadaúdo e calvo, pouco dado a afectos mas que chamava pelo meu nome de um jeito que nunca descuidei. Como se o estivesse cantando.»

As linhas acima podiam ser – com a devida distância e vénia – uma pequena parcela d’As Pequenas Memórias, livro último de José Saramago, único Nobel português. Não são. Em epígrafe mais não está que um pedaço das minhas pequenas memórias (as aspas faziam parte do engodo premeditado, pelo que me desculpo desde já). Mas aquele poderia muito bem ser um pedaço das tuas pequenas memórias, pequenas memórias de qualquer um. Isto para dizer que o livro de Saramago é isso mesmo: um relato da infância e juventude de um qualquer garoto português mais ou menos afortunado, mais ou menos sofrido, mais ou menos felizardo. Mais ou menos especial. (continua aqui).

p.s. – com o menino projecto outra vez online, nasce no Lábios de Silêncio uma nova página: ‘2007 em rascunhos’. A compilação do meu labor rascunhista é, evidentemente, o único objectivo.

2 comentários

  1. que booom o regresso do Rascunho!clap clap clap
    e que bela é a memória, as memórias..pra mim, são essenciais, como a vida.Guardo os meus diários como os maiores tesouros.E eles, guardam-me a mim.*


  2. 🙂 menina dos diários, com que então. por acaso é coisa que não faz parte de mim. o mais parecido com eles que tenho na minha vida é o blogue. 😉 mas gosto, gosto muito de rememorar.
    beijinho.



Deixe uma Resposta

