h1

um grande josé

Janeiro 22, 2007

Na mesma noite em que o programa ‘Grandes Portugueses’ viajou até Braga, eu e alguns dos meus companheiros e amigos preferimos acercar-nos de um dos maiores homens vivos dos nossos tempos. José Manuel Mendes, pois claro. E a Conversa no Tanque, patrocinada pela Velha-a-Branca, foi profícua, inebriante, inspiradora.

Na mesma noite regada a chuva em que a RTP completou mais um episódio de masturbação histórica, houve numa pequena sala um senhor que se agigantou em palavras, que respirou livros, que declamou a vida devagar.

José, és grande. Tão grande quanto um homem pode ser.

13 comentários

  1. E eu, em casa, a ouvir os disparates acerca dos “Grandes Portugueses”…


  2. este menino é um prazer. é mais: são os óculos por onde o gozo de ver é imenso.
    saí – e sei que tu também – com uma vontade incomensurável de ler.


  3. “um dos maiores homens vivos dos nossos tempos”. Apesar de gostar muito do senhor José Manuel Mendes, parece-me um pouco exagerado. Mas que o senhor é grande… lá isso é.


  4. ó Alex, incomensurável. de ler. ler muito. incomensurável. os nossos tempos têm muito de merda nas suas figuras de proa. e este, Alex, incomensurável. de ler muito; de dizer bem. um homem das paixões com pés sérios. um homem não, desculpem, um menino. incomensurável. incomensurável. destes que não se fazem: agarram-se quando a oportunidade se nos mostra, quando a poesia é vida e se nos põe a passear à frente.


  5. visto que me refiro ao contexto nacional, não retiro uma letra do que escrevi. só uma pergunta: por que gostas muito do senhor josé manuel mendes?


  6. …tão grande tão grande tão grande que para o medir, seria necessário inventar uma régua que pudesse medir a história enquanto ela acontece. E, mesmo assim, não sei…

    ou

    …tão grande tão grande tão grande que ele hoje de manhã “deu-me” teste sumativo e cá estou eu a dispender o segundo elogio ao senhor, no espaço de poucas horas. A propósito, Hugo, não te vi lá… hehehehe 😦


  7. Porque tenho e ouço muitas vezes o seu CD “Últimos Barcos”, de 1998. Porque estou a ler o livro “Presságios do Sul”, e porque tive por várias vezes a oportunidade de dialogar com ele, como a foi, a titulo de exemplo, a apresentação do livro “A Mulher em Branco” do Rodrigo Guedes de Carvalho, e aquando daquele debate sobre a ERC na Universidade do Minho. Não falo com desconhecimento de causa, por isso disse que o senhor (ou menino, Hugo) é um soberano na arte das palavras.
    Apenas achei um pouco exagerada a adjectivação.

    [óh Hugo, cada qual pode achar incomensurável aquilo que mais aprecia. Eu acho incomensurável o senhor António Lobo Antunes e uma obra prima o seu livro “Ontem Não Te Vi Em Babilónia”. Mas isso sou apenas eu… alguém que se calhar não tem capacidade para mensurar.]


  8. Onde está “como a foi, a titulo de exemplo, a apresentação do livro “A Mulher em Branco”, leia-se “como foi, a titulo de exemplo, a apresentação do livro “A Mulher em Branco”


  9. Não disse que falavas com desconhecimento de causa. Foi curiosidade, só.
    Curioso que Lobo Antunes é, ao que parece, um dos meninos por quem José Manuel Mendes não nutre especial afecto. Ou pelo menos foi isso que transpareceu aquando da Conversa no Tanque.
    Abraço.


  10. enaaaa pa!isto é que é…acendam essas mentes, é mesmo assim.Só não se atropelem, não vale a pena.Pronto, eu confesso que fiquei a estudar e a ver os “Grandes Portugueses” na tv…de tarde ainda passei pela senhora Maria Elisa la no teatro circo..eh pa, mas uma pessoa ouve cada barbaridade..ai ai…


  11. […] Leitor (Der Vorleser, no original), de Berhard Schlink (1995). A sugestão saiu das dezenas com que José Manuel Mendes salpicou a ‘Conversa no Tanque’ da Velha-a-Branca, Braga, no passado domingo. Deixo-vos dois trechos da primeira parte da obra. […]


  12. ui tanta coisa tanta coisa.
    pelo evoluir e ordem correcta do ser e das coisas, cada um gosta do que gosta. e pronto.
    ou não?


  13. 😉



Deixe uma Resposta

