h1

da qualidade de vida

Janeiro 6, 2007

O Expresso publica hoje – na sua revista Única – um interessante e quase pioneiro estudo feito a 50 cidades portuguesas, tendo em conta 20 critérios de avaliação. O objectivo: criar uma espécie de ranking referente à qualidade de vida em Portugal.

Lisboa é, sem surpresa, o nome que abre a tabela. Mostrando fracos índices de Segurança, Fluidez de Tráfego e Sinalética, a capital apresenta porém valores altíssimos em domínios como a Oferta Cultural, Comércio, Desempenho Económico ou Equipamentos Sociais.

A surpresa (ou nem tanto) chega com a segunda posição: Guimarães. A cidade-berço recebe honras de pódio, apresentando uma regularidade de valores surpreendente, que apenas revela um baixo índice ao nível da Governança e Cidadania.

O pódio completa-se com um duplo terceiro lugar para Évora e Porto. Braga, cidade que deixarei em breve mas onde ainda habito, queda-se pelo oitavo posto. Se merece destaque na área do Comércio, muito deixa a desejar ao nível da Relação com a Água e Paisagem, Espaços Verdes e Qualidade Urbanística.

Abrantes, Portimão, Barreiro e Amadora fecham a lista.

Anúncios

One comment

  1. Mais um motivo para uma sumária visitinha à cidade berço, num destes fins-de-semana, não? 😀 Prometo que te arranjo uma guia à altura.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: