h1

2006

Janeiro 1, 2007

primeiro dia de 2007. a recuperar das noites últimas mas com a vontade de labutar no blogue sempre a crescer. depois da habitual acalmia propícia das idas ao ribatejo, regresso com as minhas listas pessoais de 2006 no cinema e na literatura.
importa, pois, dizer o bom do ano que acaba antes de buscar melhores coisas durante os 12 meses que aí vêm.

CINEMA (com pena de ter perdido alguns dos filmes estreados em 2006..)


1º (crítica minha, aqui)


2º (ver)

3º (ver)

 

LITERATURA (dos magotes de páginas publicadas em 2006, apenas as Pequenas Memórias, de Saramago, mereceram a minha atenção e couberam no meu tempo; de maneira que o pódio – com dois primeiros lugares – vai para os melhores livros lidos em 2006, não para os livros do ano)

1ºs


2º (ver)


 

a fechar, duas coisas mais;

a primeira é uma descoberta chamada José Manuel Mendes. se nenhum livro do senhor consta no meu top é porque vou ainda a meio d’O Despir da Névoa. mas antecipando a vénia – como que entregando-me antes do casamento, rindo-me antes de terminado o chiste – posso dizer que o senhor presidente da Associação Portuguesa de Escritores é só um dos melhores homens de letras (se não o melhor homem de letras português) do hoje. do agora. do sempre.

a segunda é um filme-documentário do menino Jorge Pelicano. Ainda há Pastores? é a pergunta. a resposta é deliciosa, como tão bem conta aqui o amigo Sílvio. cinema português de qualidade. simples e de qualidade, de criatividade, de imaginação. simples. que lufada de ar fresco!

One comment

  1. Não posso deixar de curvar o meu comentário ao José Manuel Mendes. Cada nova palavra que descubro dele é um balão.



Deixe uma Resposta

